As doenças periodontais podem contribuir para doenças cardiovasculares ou agravar condições cardíacas preexistentes. Isso pode ocorrer quando as bactérias presentes nas bolsas periodontais ganham acesso à corrente sanguínea aumentando a formação de coágulos e inchaço das paredes arteriais contribuindo para a sua obstrução. Algumas das condições que podem ser afetadas pela doença periodontal são: Endocardite Bacteriana, Arteriosclerose, Infarto e Colesterol.

A doença periodontal pode agravar o diabetes e vice-versa.
Pessoas com diabetes são mais vulneráveis a doenças periodontais por terem maior facilidade em contrair infecções e por apresentarem deficiência imunológica. Já a doença periodontal severa pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue uma vez que as toxinas bacterianas aumentam a resistência do organismo à insulina. Isso contribui para um risco maior de complicações para pessoas com a doença.

A presença de infecções crônicas, como a doença periodontal, tem uma importante relação com a indução do parto prematuro uma vez que maiores quantidades de bactérias orais podem aumentar os níveis de mediadores inflamatórios associados ao trabalho de parto. Portanto, o tratamento da doença periodontal em mulheres grávidas, no início da gestação, é fundamental para diminuir o risco de nascimentos prematuros.

A artrite reumatóide e a doença periodontal são processos inflamatórios sistêmicos, o que pode explicar a relação entre elas. Estudos nos Estados Unidos mostram que o tratamento da doença periodontal gera melhoras no caso de pessoas que sofrem, também, de artrite reumatóide.

Doenças respiratórias podem ser iniciadas ou agravadas devido à aspiração de bactérias da doença periodontal. Estas podem se multiplicar dentro dos pulmões gerando complicações em pacientes com problemas já existentes, como a pneumonia.

As pessoas que possuem doença periodontal tem um déficit na mastigação devido a um certo desconforto. Como a primeira fase da digestão ocorre na boca, haverá uma provável incidência de problemas gastrointestinais, azia e menor absorção dos nutrientes essenciais.

Rua Sampaio Vidal, 1106 | Jardim Paulistano | 11 3032 5884 | 11 3031 4883